O Tarô é uma ferramenta para o auto conhecimento e o crescimento pessoal.
As cartas agem como uma ponte entre o inconsciente e o consciente, elas permitem que a realidade subjetiva do inconsciente se projete como uma realidade objetiva nos Arcanos do Tarô.
Elas trazem para fora, para o alcance dos nossos olhos aquilo que temos dentro de nós, permitindo assim o acesso à enorme Sabedoria que reside no nosso interior.
A explicação para o funcionamento do Tarô é dada pela teoria da sincronicidade de Yung.
Ela nos diz que o acaso não existe, tudo e todos estão interligados de alguma forma, e nós vamos encontrar no mundo externo as experiências e energias que temos dentro de nós. Ninguém pode manifestar nada diferente do que é.
Tudo que fazemos, seja amaneira de falar, seja a forma como o nosso corpo se coloca, seja a nossa escrita, tudo enfim, é o resultado das forças que atuam dentro de nós.
Nada existe ao acaso, tudo é o resultado do que realmente somos. Da mesma forma, o modo com que uma pessoa lida com o baralho de Tarô e as cartas que escolhe refletem o seu interior.
Nós já temos todas as respostas, embora não consigamos ter percepção disso, e as cartas simplesmente vão funcionar como um espelho. Elas refletem a nossa realidade interior naquele momento.
Como o significado de um Arcano é muito amplo, a mesma carta pode ter enfoques diferentes para pessoas diferentes e mesmo, significados diferentes para a mesma pessoa em momentos e situações diferentes.Quando fazemos uma pergunta, a nossa mão, como um canal da nossa energia, vai ser atraída pela carta de energia semelhante, e assim vamos encontrar nas cartas escolhidas a resposta que temos dentro de nós.
A maior parte das pessoas que se aproxima do Tarô, vem em busca de “previsões do futuro” e não se dá conta de que isso é uma parte mínima, imprecisa, do seu imenso potencial.
Não existe “determinismo”, nós estamos construindo o nosso futuro a cada instante portanto, o que as cartas mostram é a forma como as coisas se encaminharão se você continuar pensando e agindo da maneira que vem fazendo até agora, são possibilidades , e você vai trabalhar a favor ou contra conforme deseje ou não que essas possibilidades se concretizem.
Quanto maior a nossa consciência, menos somos levados ao sabor do ”Destino” e mais nos tornamos construtores conscientes da nossa própria realidade. O grande trabalho do Tarô não é prever o futuro mas, sim, fazer com que mudemos nossas atitudes, vençamos nossos bloqueios, liberemos nossos potenciais escondidos (ou ignorados), e assim renovados (ou renascidos) nos direcionemos para o futuro que desejamos alcançar.
Lidar com o Tarô é compreender nossas dificuldades, bloqueios e medos.
É acessar nossos potenciais e qualidades. É perceber nossos limites, para transpô-los. O Tarô funciona como uma bússola que nos mostra a cada momento o melhor caminho a seguir. Ele nos permite evitar obstáculos e vencer desafios. Ele nos mostra o que podemos aprender com cada situação vivida, para que não tenhamos que repetir o aprendizado.
À medida que você permite que as cartas lhe falem e se tornem suas amigas, você entra em contato com uma Energia Amorosa e cheia de Sabedoria que vai lhe indicar, a cada momento, o caminho a seguir para alcançar o MELHOR para sua vida