Nesta edição vou falar um pouco a respeito da Linha de Vida do Tarô. Ela foi tirada de um livro da Dicta.Y.Françoise, uma edição em espanhol. Nunca vi em outro lugar, ela coloca no livro que é uma tradição cigana. Como acho interessante esta visão, vou passar para vocês.
Essa Linha da Vida é composta de cinco Arcanos que são obtidos através da nossa data de nascimento e do nosso nome.
1° Arcano – Representa a nossa personalidade, os dons físicos e morais , o caráter e tudo que nos foi dado ao nascer.
Para calculá-lo, soma-se todos os números correspondentes às letras do nome e reduz-se até obter um número igual ou menor que 22.
No caso de mulheres casadas usa-se o nome de solteira.
A tabela numérica a seguir é a que é apresentada no livro de onde foi tirada a Linha da Vida, por isso acho importante segui-la.
CORRESPONDÊNCIA NUMÉRICA
A=1 H=28 O=8 V=9
B=2 I=15 P-77 W=9
C=4 J=15 Q=27 X=13
D=5 K=8 R=11 Y=50
E=3 L=21 S=20 Z=70
F=8 M=19 T=6
G=10 N=26 U=9
2° Arcano – Se relaciona com o ambiente familiar, com a época que viemos ao mundo e com as vantagens e dificuldades que este meio pode nos proporcionar.
Calcula-se somando os algarismos do ano de nascimento. Se esta soma é maior que 22, continua-se reduzindo para chegar ao 2° Arcano. Por exemplo, se a data de nascimento for 15/5/1978 = 15+5+1978 =27 como 27 é maior que 22 soma-se novamente 2+7 = 9
3° Arcano – Se relaciona com as metas que podemos alcançar e com a evolução do nosso caráter na idade adulta.
Calcula-se reduzindo o 2° Arcano. Por exemplo, se o 2° Arcano for 13, o terceiro vai ser 1+3 = 4. Se for menor que 10, ele vai se repetir.
Se já tivermos reduzido a data de nascimento para calcular o 2° Arcano, como foi no exemplo de 15/5/1978=27=9, para calcular o terceiro vamos somar o mês do aniversário ao número do segundo. No exemplo, 9 + 5 = 14 – logo, o terceiro Arcano é o Arcano 14.
4° Arcano – Corresponde a realização, a opinião sobre si mesmo na maturidade, a mirada retrospectiva sobre a nossa vida até então.
Calcula-se somando o primeiro Arcano com o terceiro. Exceção – no caso do 3° ter sido calculado com a soma do mês de aniversário, usaremos a soma do 1° com o 2°.
5° Arcano – Está relacionado com o propósito de vida, com o cumprimento dos fins próprios à nossa vida, sempre e quando tenhamos trabalhado de uma forma constante para chegar a eles.
Calcula-se somando os valores dos quatro Arcanos anteriores e simplificando se o resultado for maior do que 22.
OBSERVAÇÕES.
Para passar pelas diversas etapas de sua existência, a pessoa deve se apoiar nos dons dos quatro primeiros Arcanos. O tempo que decorre de um período para o outro pode variar. Aqui o tempo não é um fator importante porque cada Arcano continuará a influenciar a sua vida até que a sua lição tenha sido entendida.
É preciso interpretar cada carta separadamente para depois passar às relações existentes entre elas. Os Arcanos podem ser complementares ou mesmo, serem opostos. Finalmente, é importante relacionar o primeiro com o quinto, para entender a relação da nossa bagagem com o nosso propósito.
Se em uma Linha de Vida, um mesmo Arcano é repetido duas vezes, é importante compreender todos os ensinamentos que ele tem a nos passar pois isso levará a uma maior realização do potencial daquela pessoa.
Uma pessoa pode ter um mesmo Arcano repetido três vezes, em sua Linha de Vida, e isto pode ser favorável ou constituir um obstáculo que deve ser superado. Porém, em qualquer caso, esta tríplice representação marca sempre um destino fora do normal.
Anna Maria de La Rocque Ormonde