Nesta edição vamos falar um pouco das dúvidas mais freqüentes sobre oTarô .
Como o Tarô é considerado por muitos como uma arte divinatória, é comum as pessoas perguntarem se ele realmente funciona como um instrumento de previsão do futuro. Na realidade, isso é só uma pequena parte do imenso potencial deste instrumento. Ele funciona como uma bússola, indicando a cada momento qual o caminho a ser tomado para vivenciarmos o melhor para nossa vida; ele fala de nossos potenciais inexplorados para que possamos acessá-los, ele nos mostra os nossos bloqueios inconscientes para serem trabalhados, ele nos permite entrar em contato com os nossos arquétipos internos para que possamos crescer em consciência e viver uma vida mais plena e mais feliz. Em termos de previsão de futuro, o Tarô fala de possibilidades, ele nos diz o que provavelmente acontecerá se continuarmos pensando e agindo da forma que estamos fazendo neste momento. É importante percebermos que temos o livre arbítrio, e vamos trabalhar a favor ou contra conforme queiramos ou não que as possibilidades se concretizem. Possibilidades maravilhosas a nível profissional podem, por exemplo, aparecer numa leitura mas, se a pessoa optar por ficar em casa nada se concretizará.
Outra dúvida freqüente é se vão aparecer as mesmas cartas se fizermos duas vezes a mesma pergunta. Às vezes isto até acontece, mas o mais comum é que saiam cartas diferentes com o mesmo contexto. Na verdade, quando perguntamos a primeira vez já obtivemos a resposta e provavelmente a segunda resposta irá um pouco além ou mostrará um outro ângulo mas, sempre dentro do mesmo contexto. Não sairão respostas contraditórias.
Muitas vezes, já me perguntaram se é necessário um dom especial para jogar Tarô ou se qualquer pessoa pode aprender. Eu acredito que todos podem aprender, uma vez que a intuição está presente em todos nós, plenamente desenvolvida ou ainda latente, e como trabalhar com o Tarô ajuda a desenvolver este potencial, todos alcançarão seu objetivo. É claro, que aqueles que já usaram o Tarô em outra etapas do seu desenvolvimento ou que trazem uma intuição altamente desenvolvida vão ter mais facilidade e aprender mais depressa, mas todos acabam chegando lá se realmente quiserem.
Qual o melhor baralho? Existe uma infinidade de baralhos e muitos são bons e bonitos, apresentando um simbolismo rico e fácil de entender