Todos nós temos a nível interno, determinados padrões de comportamento universais chamados arquétipos. Eles estão presentes no inconsciente de cada um de nós, mas se combinam em variações infinitas para criar a psique individual humana. Podemos compará-los com o corpo humano físico – de alguma forma os nossos corpos são semelhantes porque temos cabeça, tronco, pernas, braços, orelhas, olhos…mas, eles nunca são exatamente iguais.
Da mesma forma todos nós temos no nosso interior, um velho sábio, um pai, uma mãe, uma criança, uma sacerdotisa…mas, eles se expressam de uma forma ou de outra, em maior ou menor grau dependendo daquilo que somos ou queremos ser.
Nós temos determinados arquétipos que são mais fortes em nós e parecem representar a nossa verdadeira essência, são o que chamamos no Tarô de nossos Arcanos Pessoais. Eles aparecem tanto no nosso nome como na nossa data de nascimento. Como o nosso nome é mais mutável (de solteira, de casada, apelidos) e existem tabelas diferentes de valores atribuídos a cada letra, eu acho os Arcanos obtidos pela data de nascimento mais significativos, embora aqueles obtidos através do nome também tenham algo a acrescentar.
Os Arcanos Pessoais nos ajudam a nos entendermos melhor. Através deles podemos perceber os nossos pontos fortes e as nossas dificuldades. Isso, de alguma forma nos dá um senso de segurança porque começamos a entender que não é necessário lutar para sermos iguais aos outros, que a base mais firme em que podemos nos apoiar é sermos nós mesmos.
Os Arcanos Pessoais são calculados somando-se o dia, mês e ano da data de nascimento e reduzindo a um número menor ou igual a 22. Eles são dois e o segundo é calculado a partir da simplificação do primeiro. No caso de não dar para simplificar (um só algarismo), ele se repete.
Por exemplo;
16 de julho de 1948 = 16 + 7 + 1948 = 1971 = 1+ 9 + 7 + 1 = 18 e 1 + 8 = 9
É importante somar tudo antes de simplificar.
Neste caso os Arcanos Pessoais são: A Lua – Arcano 18 (Arcano da Personalidade) e o Eremita – Arcano 9 (Arcano da Alma)
A Lua representa o que você passa para fora, como você se apresenta e está associada ao seu propósito de vida, enquanto o Eremita fala da sua essência, daquilo que expressa melhor o que você realmente é, de seus dons e talentos.
8 de abril de 1973 = 8 + 4 + 1973 = 1985 = 1 + 9 + 8 + 5 = 23 = 2 + 3 = 5
Como o 5 não pode ser simplificado, a pessoa tem o Arcano 5 – O Papa, tanto como Arcano da Personalidade como da Alma. Neste caso, ou ela tem as características do Papa muito fortes ou ela veio aprender a ser Papa.
Anna Maria de La Rocque Ormonde